sexta-feira, 24 de março de 2006

SOS Mata Atlântica



Criado pela Eugênio DDB para o SOS Mata Atlântica, essa peça utiliza uma forma diferente para mostrar o tamanho do desmatamento no Brasil. O anúncio mostra uma foto aérea do estádio do Maracanã no Rio de Janeiro com o texto: “A cada 4 minutos, um maracanã é devastado no Brasil.”

Em publicidade, assim como em diversos ramos, as vezes você precisa mudar a unidade de medida para transmitir a importância de alguma coisa. As pessoas estão carecas de ouvir números alarmantes, não as impressiona mais se X milhões de hectares de floresta desapareceu do mapa ano passado. É preciso lhe dar um comparativo, e nesse caso, o Maracanã é perfeito por dois motivos.

O primeiro é o mais óbvio, o fato da grama, assim como a floresta ser verde e agora estar marrom da terra batida. O segundo motivo é que para falar que uma riqueza nossa está desaparecendo, foi preciso falar de outra riqueza do nosso país – o futebol. As pessoas conhecem o Maracanã, sabem que ele é grande, e que a cada míseros 4 minutos – as vezes o tempo de acréscimo de uma partida - perdemos uma área equivalente com o desmatamento.

Uma boa sacada para falar, de outra maneira, o que todos já sabiam sobre a situação da Mata Atlântica. A peça foi finalista no Festival de Nova York de 2005.

0 comentários: