terça-feira, 27 de junho de 2006

Desafio

Ontem eu postei aqui duas peças referentes ao dom da simplicidade, onde poucos elementos são suficientes para que uma idéia tenha status de genial. Em consequência disso, eu recebi um e-mail do Tiago Mota Focus FCS com este anúncio da UNICEF que representa perfeitamente este conceito que falamos ontem. Por sugestão do próprio Tiago lanço aqui um desafio a você: O que você entende neste anúncio a seguir?
O título diz: "Children forced into work are calling for help." "Crianças escravizadas estão pedindo ajuda"

14 comentários:

Diego Pavão disse...

a costura da blusa tem algo a ver?! uma "corrente" no pescoço?! a cor da blusa também, por ser vermelha..e nesse contexto represente sofrimento(sangue), algo do tipo. bom, se estiver certo td bem, se tiver errado, tentei neh?!
flw kra
ah..e axo mto bom teu blog!

Thais disse...

Olá!!
A costura me lembra um espécie de corda, forca.
Nesta foto, não dá pra identificar a pessoa ou a idade, por isso, me passa a sensação de uma criança pedindo para não crescer tão rápido.
A barba indica um adulto, mas a "forca", mostra como se fosse uma criança em apuros.
Será que viajei demais? Hehehehehe!
Até

ismael disse...

cara que massa o cartaz, seguinte, entendi que o muleki já ta velho e não é mais criança e ninguem (mesmo assim) ajuda, isso fica mais evidente pelo "desgaste" da camiseta e simbologia de cor.

pô entendi isso pelo menos hehe

Adriana disse...

a sensação que tenho quando olho a foto é de "sem saída, fim da linha, sufoco, socorro....", dá um nó na garganta, e a barba por fazer na pele tão pálida reforça a idéia de fim....fim da linha, fim da esperança...fim da vida!

Tiago Mota disse...

Como autor da sugestão que gerou o desafio, e vendo que ninguém ainda captou a sutileza da peça, vou aqui dar duas dicas:

1- Quem falou da costura da camiseta chegou bem perto;
2- Prestem muita atenção ao que diz a frase, "pedindo ajuda" é o ponto principal.

A peça serve bem para ilustrar como os códigos devem estar muito bem ajustados para que a mensagem funcione. Um pequeno detalhe, caso o interlocutor não conheça o código utilizado, pode invalidar a peça.
Meio sem querer, dei ainda outra dica logo acima.

Diego Pavão disse...

código morse

Anônimo disse...

... --- ... significa SOS em código morse. É isso?

Álvaro disse...

... --- ... significa SOS em código morse. É isso?

Genius SP disse...

Quanto ao desafio, segue o comentário da Genius SP que se uniu para matar essa "charada"

Esta bem subjetivo...reparamos na costura da roupa q ta mal feita.....e que foi feita por criancas ? ou seria um codigo morse (na costura)dessas mesmas criancas pedindo ajuda?????

abraços Lu
Equipe Genius SP.

Tiago Mota disse...

Diego Pavão foi o primeito a apontar que é um código morse, e a informação foi completada pelo Álvaro.
A costura mostra uma área irregular, na verdade uma mensagem no código morse universal de pedido de ajuda, SOS: "...---...". Ou seja, como disse o pessoal da Genius SP, as crianças estão sutilmente pedindo ajuda, através das costuras das roupas que são obrigadas a confeccionar.

Obrigado, Luciano, por valer-se da minha sugestão para fazer esse desafio, e obrigado a todos pela participação!

Alan Pinho disse...

bem na minha opinião de um mero academico é que a imagem que passar é uma costura mal feita e isso mostra que as crianças estão cansadas ao ponto de não pode fazer um bom trabalho o vermelho é só para dar um destaque e chamar mais a atenção, pois o vermelho lembra sangue luta essas coisas :P bem eu acho que é isso, posso esta redondamente enganado mas eu imaginei isso logo que vi

Manuela Penzlien Medeiros disse...

eu nao vi esse sos ateh agora ehehe

animalcooler disse...

boa pra publicitário, mas um fracasso em termos de comunicação. A Unicef gastar dinheiro com publicidades "criativa" que não vai atingir 1% do público a que ela se destina é desperdício. É uma entidade muito séria pra desperdiçar grana com publicidade que não seja direta e eficaz. Ou então, não faça publicidade, invista em projetos que atinjam diretamente seus beneficiados.

Janaína disse...

Animalcooler disse tudo.