quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Nada se cria? | 33

Bom, antes de mais nada, vamos ao conceito da coisa. O que significa de fato a tal Estátua de David?
.
David ou Davi, nada mais é do que uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor. A escultura encontra-se hoje na cidade de Florença, na Itália - que originalmente encomendou a obra.
.
É uma estátua em mármore e mede 5,17 m e devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença. Michelangelo levou três anos para esculpí-la, de 1501 a 1504, revelando a todos no dia 8 de setembro. O autor retrata a personagem não após a famosa batalha contra Golias (como Donatello e Verrochio antes dele fizeram), mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar. Michelangelo usou o realismo do corpo nu e o predomínio das linhas curvas.
.
Agora vamos ver como a propaganda se aproveitou disso para criar algumas de sua pérolas. Não diria que se trata de mais um "Nada se cria", pois vejo a obra como um ícone mundialmente conhecido e pode perfeitamente ser considerado como idéia original em qualquer trabalho.











4 comentários:

Filipe Cruz disse...

muito legal esse seu blog, estou me esforçando pro meu um dia chegar a esse nível!
Por falar nisso, da uma olhada no meu, quem sabe podemos trocar umas ideias!
www.acaocritica.blogspot.com

Victorino Rodriguez disse...

Vou ser mais um tentando achar uma parceria como o filipe...

Vim aqui pra propor uma troca de links entre nossos blogs.

http://examedevista.blogspot.com

caso tenha interesse

victor.rodriguez@hotmail.com

abraço!

CAROL CISTI disse...

Muito bom os anuncios. Na época da facul, direto eu tinha q procurar anúncios com obras de arte e sempre era uóhhh achar!! Bjão

Luciano Marino disse...

Beleza Filipe e Victorino, ambos foram devidamente agregados ao blogrol.
Abs
Luciano