terça-feira, 7 de outubro de 2008

Nada se cria | 57

Mais uma vez cito campanhas de cerveja por aqui, e dessa vez, o que intrigou publicitários (ou não) país a fora foi a campanha dos 120 anos da Brahma. É quase impossível não assistir ao filme sem se lembrar do famoso comercial da cerveja australiana Carlton Draught.

Eu até me arrisco a afirmar que em algum momento do processo criativo, um dos caras da África tenha citado o já clássico filme "The big, big ad". Caso contrário, seria como fazer um filme sobre vampiros na Transilvânia sem jamais ter ouvido falar em Drácula. Pelo menos eu acho.

Vale ainda lembrar o que eu sempre digo quando algo ganha proporções polêmicas dentro do mundo da comunicação. Tudo pode ser proposital quando o assunto é gerar mais buzz com um mínimo de esforço. Essa regra está cada vez mais presente em campanhas que tenham um mínimo de pertinência. Para alguns, é a lei da selva, para outros, a arma do negócio.


Brahma - Declaração
Agência: África

País: Brasil


Carlton - The big, big ad
Agência: George Patterson Partners
País: Austrália

0 comentários: