quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sherwin-Williams: Cover the earth

A marca de tintas Sherwin-Williams atua no Brasil há mais de 60 anos, e convenhamos, seis décadas é muito tempo para aprender algumas coisas sobre a alma da marca. Refiro-me ao logotipo da empresa. Será que alguém poderia me explicar o que é isso?

Toda o censo comum criado nos últimos anos em volta da responsabilidade das empresas para com o meio ambiente parece não ter sido levada em consideração pelos autores dessa “pérola”.

Certa vez discuti com um colega de profissão sobre as tendências que muitos seguem na criação de um logotipo. Assim como houve a fase das elipses, houve a era de inserir a figura do planeta em tudo o que é marca.

De forma até exagerada (não entenda mal), vivemos a era do verde. Não importa muito o que a marca representa, mas ela deve contribuir com a saúde do planeta. Isso vende, isso é bom para o cliente, isso é bom para a sociedade (desculpem o clichê).

Na minha visão, um logo como esse vai contra qualquer tese sobre construções de marcas. Eu tive a curiosidade de buscar a defesa do logotipo e cheguei a um estarrecedor argumento que faço questão de transcrever aqui: “...o logotipo tem finalidade de representar a vontade da empresa em ajudar a embelezar e proteger os edifícios do mundo...”.

Como já publiquei aqui há algum tempo: Designers? Pra quê?

1 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo mesmo, nao ? Qdo vi esta logo em uma avenida ha um tempo achei que havia algum engano... rs abs alexandre f.