quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Um pequeno exemplo da grande força de um viral

Quem não vive em Cuiabá-MT ou Campo Grande-MS provavelmente não sentiu o frisson que as visitas dos inspetores da FIFA está causando nessas cidades. O motivo é a disputa entre as duas capitais para ter o direito de se tornar uma das 12 sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Assim como como ocorreu há 32 anos – quando o estado foi dividido – o clima de disputa mexeu com os ânimos das duas populações. Quem atacou primeiro foram os campo-grandensses, ao produzir e divulgar um folder com 34 itens, sendo que em 12 deles atacavam a capital do norte. Isso gerou algumas retaliações e a coisa toda ganhou a boca do povo.

Ontem (03/02/09) a FIFA fez a última visita Campo Grande antes do anúncio oficial das cidades escolhidas – que será no próximo dia 20 de março. Hoje foi a vez de Cuiabá. Em comum, os dois estados têm o Pantanal como grande atrativo.

Agora vamos ao que interessa. O site Lance.net está realizando uma enquete (aqui) para saber dos internautas quais cidades devem preencher as 6 vagas que restam, uma vez que o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis devem ser eleitas.

Agora veja que curioso. Ontem até o final da tarde Campo Grande vencia com larga vantagem, foi então que começaram os e-mails cuiabanos, eu mesmo recebi pelo menos cinco mensagens pedindo uma contribuição. O resultado é uma reviravolta incrível em pouco mais de 24 horas. É até redundante falar isso, mas veja como um simples esforço de comunicação torna-se extremamente eficiente quando bem direcionado.

:: Veja as duas parciais nas imagens abaixo:

Parcial em 03/02/09 – 11h07:



Parcial em 04/02/09 – 13h25:


P.s.: Para entender um pouco mais sobre essa "rivalidade" entre Cuiabá e Campo Grande, sugiro que leia o ótimo artigo do jornalista Onofre Ribeiro (clique aqui).

0 comentários: