terça-feira, 22 de setembro de 2009

O comercial de Havaianas Fit que saiu do ar, mas não da internet

Eu gosto muito quando a propaganda sai de situações ríspidas com senso de humor, na esportiva, enfim, classe. Um exemplo perfeito disso foi o que aconteceu com a antiga propaganda do amaciante Mon Biju e seu concorrente, o Confort (não deixe de ver aqui e depois aqui).

Mais recentemente, para ser mais exato, ontem, algo parecido aconteceu com o comercial de Havaianas Fit intitulado “Avó”, com o ator global Cauã Reymond. Muitas pessoas acharam inapropriado a forma como o casamento foi encarado no filme - uma belíssima hipocrisia diga-se de passagem. De qualquer forma o comercial criado pela sempre talentosa AlmapBBDO foi retirado da tevê e no seu lugar entrou essa, digamos, resposta da vovozinha moderna. Muito bom!

Eu sempre digo que essas situações apenas servem para imortalizar o comercial, uma beleza para o anunciante. Não tenha dúvidas que esse case será citado muitas e muitas vezes nas faculdades de comunicação daqui para frente.





:: ATUALIZADO

Abaixo o vídeo que gerou toda a polêmica. Dica do leitor Ronaldo, conforme seu comentário neste post.

34 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma estratégia de marketing para promover rebuliços na mídia e causaar polêmicas desnecessárias, enquanto os "cofrinhos", estão sendo abastecidos.

Vivis disse...

Vi o novo comercial ontem na hora do CQC e fiquei surpresa...'o politicamente correto está deixando as pessoas imbecis...'
http://magicoolbox.blogspot.com/2009/09/comercial-da-havaianas-fit-sai-do-ar.html

Anônimo disse...

Achei um absurdo a propaganda ter saído do ar!! Isso só demonstra o tamanho da hipocrisia do nosso país, mas ADOREI a resposta da vovó!!

Anônimo disse...

Achei um absurdo a propaganda ter saído do ar!! Isso só demonstra o tamanho da hipocrisia do nosso país, mas ADOREI a resposta da vovó!!

Anônimo disse...

MAIS UMA EMPRESA A DENEGRIR OS PRINCIPIOS....
MUITO FRACO ESTE COMERCIAL... NAO AJUDA EM NADA, SÓ DISTROI A MINHA A SUA VIDA. QUEM DISCORDA DO Q EU DIGO NAO TEM NOÇÃO DE VIDA.. É UM SOFREDOR OU VAI SER UM...

DEPOIS A EMPRESA TIRA DO AR, ASSUMINDO A CULPA DA BESTEIRA Q FEZ, MAS SEM DA O BRAÇO A TORCER.

Anônimo disse...

AEEE.. A VERDADE FOI UM VIDEO DE CRITICA FEITO POR UMA GALERA CRENTE... O VIDEO CRITICA O COMERCIAL E TALS OLHA AE O VIDEO QUE FUDEU O CHINELO.. KKKK RONALDO!

http://www.youtube.com/watch?v=vs2vmr7vZeE

Edmilson disse...

Temos liberdade de expressão, não todos pensamos iguais, mas devemos respeitar a opinião alheia. A empresa veiculou um comercial. Particularmente por ter filho pequeno e não desejar que ela faça sexo por sexo, achei de mau gosto o comercial, eu escrevi para eles e parece que bem mais também. Eles repensaram e tiraram, podiam não tirar. Acho tudo correto em uma sociedade que se diz democratica.
O que é triste é que por eu não pensar igual ao meu amigo ser taxado de retrogrado ou coisa do tipo. Nínguém é obrigado a aceitar tudo goela abaixo. Podemos e devemos pensar. Mas acima de tudo com respeito ao outro.

Anônimo disse...

Fico admirada com a retirada do comercial da HAVAINAS FIT, pra mim não denegriu a imagem e muito menos a familia, isso aí é alguma pessoa que esta revoltada por não conseguir alguma namorada(o) e fica se intrometendo onde não deve, gostaria que a propaganda VOLTASSE AO AR.
O que na verdade deveria retirar era essas novelas onde mostra as pessoas seminuas e sim acabando com a familia

Fábio André disse...

É brincadeira a ignorância do público, somente por que foi falado a palavra sexo no comercial. Nas novelas globais fala-se muita besteira e ninguém diz nada. Povinho ignorante mesmo !

Anônimo disse...

A propaganda é ridícula e imbecil (a original e a resposta). Mas o pezinho da menina...aiai

Anônimo disse...

Falar de SEXO numca é cedo, espero que vc fale com seu filho sobre o assunto para que ele nao virar noticia tbm, adolecentes e crianças que ficao gravidas antes da hora, nao ficao pq ouvirao falar de sexo é PQ NAO OUVIRAO.

luiz disse...

Uma pergunta o que você achou da MAIA FAZER AMOR COM BARRUAN????

ME responda.

Anônimo disse...

Bom provavelmente não foi estratégia de marketing já que gerou um processo, a empresa quer atingir a todos, por isso tirou o comercial e não por ter errado, errado estão as pessoas que escondem as coisas das "inocentes" crianças e deixam as mesmas acessar internet e ver novela ou até mesmo ir a escola quem sabe ... Enfim o meio do mato continua cheio de lugares disponíveis! Fazer citação da Biblia, duvido que a pessoa siga a risca todos os ensinamentos! Enfim, isso só serve para ver-mos que estamos convivendo com pessoas hipócritas ... A Record é de um pastor que diz defender os direitos e veicula o comercial ... Bom isso serve com uma grande lição de publicidade! Que deu muito certo ... PARABÉNS A AGÊNCIA, se saiu muito bem!

Itamar disse...

Temos tantas coisas para criticar e não fazemos, porquer perdermos tempo discutindo se é ou não uma estratégia de marketing? A instituição CASAMENTO faliu faz tempo.

Fernando Bocão disse...

O problema é q as pessoas são tolas demais para aceito q o mundo está ficando moderno. Se falar em sexo em uma propaganda agride as pessoas, imaginem então um beijo gay por exemplo. Acorda mundinho de pessoas hipócritas!

Anônimo disse...

Enquanto se discutem esses comerciais, o Senado está votando a Lei do Divórcio pela Internet!!!
kkkkkkkkkkkkkkk Nosso país é uma Babilônia!

Anônimo disse...

Obviamente a empresa já estava esperando o movimentos dos favoráveis e dos contrários, e mesmo gerando o tal processo como o "amigo" se refriu o jurídico obviamente já estava preparando argumentações convincentes para desenvolver a arte da defesa.
O IMPORTANTE PARA A EMPRESA FOI OS GANHOS QUE A EMPRESA VEM TENDO COM A SUA MARCA SENDO COMENTADA DE BOCA EM BOCA INCLUSIVE AQUI. QUEM NÃO ENTENDE ESTRATÉGIA DE MARKETIN É IGNORANTE E PASSOU LONGE DE UMA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO.

Daniel disse...

ENGRAÇADO NÉ? COMO QUE ELES NÃO TIRARAM DO AR A DANADA DA MALHAÇÃO??? QUE SÉ ENSINA MALDADE E ABSURDOS. ISSO OS PAIS NÃO ASSISTEM PORQUE O HORÁRIO NÃO É COMPATÍVEL. QUANDO MALHAÇÃO COMEÇOU, O INTERESSE ERA EM DIFUNDIR A BOA SAÚDE, UM ASSUNTO POLÊMICO NA ÉPOCA ERA A GRAVIDEZ DE UMA PERSONAGEM. HOJE É UM ABSURDO QUANDO UMA PERSONAGEM NÃO QUER 'FICAR' (TRANSAR) COM OUTRO. ESSE PROGRAMA OS PAIS NÃO VEEM. MUITO ESTRANHO... MUITO ESTRANHO.

suyan pedroso disse...

Bha nada haver as novelas mostram cenas de sexo todos os dias,temos também mulheres semi-nuas.Q babakices

Anônimo disse...

tbm acho q nao deveriam tirar a propaganda do ar só por ter faladoa palavra sexo, pois na tv temprogramas q dao muito mais detalhes como o big brother brasil bbb, e ninguem reclama e nem manda tirar da midia um pragrama onde os outros faltam mostrar até o cú...e uma propagandinha desses q nao tem nenhuma menssagem brusca o povo manda tirar, a fala seriu, issu q é um paiz d terceiro mundo!! qq vc acha do bbb? um programa sadio??

Anônimo disse...

eu odiei o comercial, e concordo em ele ter saído do ar!

Anônimo disse...

TAIS DIA
O COMERCIAL DAS HAVAIANAS FIT FOI OTIMO MAIS TEM PESSOA IGINORATES QUE CRITICA UM COMERCIAL IGUAL A ESSE MAIS DEIXA SEUS FILHOS VEREM COISAS MUITO PIOR POR ISSO QUE MUITAS DAS ODOLECENTES APARECEM GRAVIDAS E OS PAIS DIS QUE É FALTA DE ESINO MAIS OS CULPADOS SAO OS PROPIOS PAIS ADOREIO HAVAIANAS FIT VOVÓ....

Bruna disse...

Isso só reforça ainda mais o quanto o nosso país pode ser hipócrita. Mulher pelada em comercial de cerveja pode, não pode? Agora falar de sexo em um dialogo, não pode. Assim, voltamos novamente a velha história de que a culpa de criança gordinha é da propaganda.

Warley Franco disse...

O mais engraçado, é que a criança de 5 anos provávelmente fica acordada assistindo novela das 9 entre outras milhões de palhaçadas que enfiam coisas na cabeça dos adultos sem eles nem perceberem, imagina o que não faz na cabeça da criança. Agora um comercial que simplesmente mostra a realidade atual, todo mundo fala de sexo, se não fala em casa, fala na rua, acabou essa história da menina ou do rapaz santinho, se eles o forem não vão conseguir viver em sociedade, tem que falar sobre sexo, sobre orientação sexual, é algo normal, todo mundo já fez ou vai fazer =]

zocrinho27 disse...

não vejo nada de mais no comercial ....isso foi inovador e acaba com o besteirol que a gente ve no dia a dia ...tem tanta coisa vulgar e indecente nesse brasil que as pessoas se preocuparão com um simples comercial ...divertido diga-se de passagem .ah tenha dó né ...

Luciana disse...

Pra dizer bem a verdade eu nao sei qual é a polemica do comercial, polemica são as pessoas que nao tem o que fazer e ficam se fazendo de santinhos, julgando os outros e nao cuidam de seu proprio nariz... quem sabe ao inves de ficar julgando comerciais, utilizem do tempo para explicar pro seus filhos, que isto é so um comercial

el disse...

VISÃO DE MARKETING!

Tudo calculado e dentro do limite. Crianças que tem uma educação exemplar estariam dormindo no horário em que a propaganda foi veiculada. e as que te veram acesso vejo uma oportunidade para os pais expor sua opinião ao filho, antes que eles sejam convencidos pela opinião do colegas.
Acredito que a agência já tinha os dois comerciais pronto e alcançaram seu objetivo (Repercursão). Quando crescer vou colocar meu curriculo nesta agência.

Anônimo disse...

Nossa, achei que era uma jogada o lance da crítica ao comercial. Só agora vi que é verdade. Que sociedade conservadora a nossa. O comercial é engraçado... Acho estranho que os comerciais de cerveja que expõe mulheres como pedações de carne (gostosa isso, boa aquilo) não recebem tantas críticas. Sem falar nas novelinhas com cenas hot! Quando vejo alguns comercias europeus fico pensando como seria lançá-los aqui...

Duarte M disse...

Toda essa bobagem por causa de uma palavrinha de nada, se ao invés de sexo ela tivesse dito, uma ficadinha, uma saidinha, uma namorinha, a propaganda estava no ar e estariam todos felizes...
Colocar uma reportagem onde aparece uma menina da 7ª série que ficou grávida... Tolice, necessariamente sexo não está relacionado a gravidez, ela ficou grávida pela falta de informação, principalmente no que diz respeito a prevenção, alias, não só para a gravidez, mais também para as Doenças Sexualmente Transmissíveis, que podem ser evitadas com o simples uso da camisinha...
O assunto SEXO está sendo abordado e inserido cada vez mais precocemente no cotidiano dos jovens e até de crianças, a saída é a INFORMAÇÃO....
NÃO SE HOUVE E NEM SE VÊ PROPAGANDAS QUE O ASSUNTO ABORDADO É DROGAS, NO ENTANTO MUITAS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS APRENDEM A USAR E AONDE ADQUIRIR TAIS SUBSTANCIAS E USAM SEM O MENOR PROBLEMA.
Ai eu pergunto, a culpa é de quem? da TV, do Rádio, das Revistas e Jornais da GLOBO (o pessoal adora meter o pau na GLOBO, mais pergunta alguma coisa sobre a novela das "20:00", todos sabem pelo menos alguma coisinha)

Ismael disse...

1. Excelente o comercial, particularmente achei do caralho mesmo, parabéns ao Marcello Serpa, Rynaldo, André, todos da equipe que participaram ai a galera da ALMAP, ficou muito bom excelente.

2. Se a polêmica for jogada, excelente estratégica também.

3. Se não for estratégia e for realmente um questionamento da justiça, parabéns pela saída criativissima que tiveram,

enfim, parabéns achei o comercial muito bom, acho que é disso que nossa área precisa, coisas novas, só gera polêmica o que chama atenção, e a mesmisse nunca chama atenção, só coisas inovadoras chamam atenção a ponto de polemicas virarem verdadeiros virais, é disso ai que precisamos :) vlw, e parabéns ao Luciano também por ter escolhido entre outros este assunto que gerou muitos posts ai com diferentes pontos de vista, muito bom :)

Mirella disse...

O comercial publicitário das Havaianas saiu fora do ar por conter a palavra sexo!!!! E ainda tem comentariastas que dizem que não são hipócritas.... Pelo amor de Deus aonde esse mundo vai parar? Enquanto tira a palavra SEXO da televisão a Globeleza e Cia desfilam livremente NUAS em qualquer horário e pra qualquer um assistir!!!! Isso é um absurdo!!! TIREM TAMBÉM A PORNOGRAFIA DO CARNAVAL DA TELEVISÃO?!?!?!?! Ou vão dizer que isso é apenas uma festa comemorativa da cultura brasileira??? ISSO SIM É QUE É SER HIPÓCRITA!!!!!

Anônimo disse...

isso tudo porque os pais que não tem tempo de educar seus filhos ou acham que dá muito trabalho, não falam de sexo com suas crias e acham que colocando a culpa na publicidade e na tv, vão resolver o problema.
Só a propaganda não vai influenciar seu filho a buscar o caminho errado nem o certo, isso é liberdade de expressão, arte!
eduquem seus filhos da maneira correta e parem de colocar a culpa que deveria ser sua na tv.
preconceito ridículo, perae neh gente, estamos no século vinte e um.

bruno disse...

vi a noticia em diversos blogs,e percebi que quase ninguem reparou que a propaganda NÃO fala sobre sexo,a vovó apenas fala a palavra.
eu ñ tenho nada contra o sexo,mas vai fazer o que né,gosto é que nem c*,cada um tem o seu.

Anônimo disse...

Uma grande hipocrisia mesmo. Na Europa as crianças aprendem o que é sexo na escola, lhes ensinam sobre a gravidez e a usar preservativos.
Até quando a gente fai ficar botando a cabeça de avestruz dentro da terra?
E quando são publicidades que degradam e inferiorizam a figura da mulher, isso sim pode?