quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Leitura recomendada | Administração em Publicidade

Senhoras e senhores da turma de 2010, se eu pudesse dar apenas um conselho em relação ao futuro, eu não diria "use filtro solar", e sim: "leia Administração em Publicidade". O livro de Marcélia Lupetti é vital a qualquer um que se meta a trabalhar com propaganda - principalmente aqueles que planejam abrir sua própria agência de comunicação. Permita que eu fale mais a respeito.

Dentro de uma linguagem prática e extremamente objetiva, Lupetti consegue abordar absolutamente todos os processos que envolvem uma campanha publicitária. O livro começa enfatizando a importância de uma marca bem construída, citando exemplos de casos bem-sucedidos no segmento automobilístico, como a Audi, Mercedes-Benz e Alfa Romeo. Para quem não é um profundo entendedor do assunto, Administração em Publicidade apresenta a verdadeira importância de posicionamento, planejamento e a identidade visual de uma marca - detalhando todo o estudo que é feito pelas grandes agências de comunicação do país.

Em um segundo momento, o leitor entende como funciona a estrutura de uma agência - e é aí que o livro fica insuportavelmente interessante. Primeiro porque ele te mostra que ao abrir sua própria agência, você terá que realizar tarefas que não estão ligadas diretamente à publicidade, ou seja, você terá que pensar como um verdadeiro administrador de empresas, ou melhor, um empreendedor. E o elogio que eu faço ao livro é devido ao fato de que todas as etapas legais para a criação de uma empresa são colocadas de forma simples, ao alcance de pessoas que não têm formação em direito trabalhista, contabilidade ou finanças. Acredite, eu finalmente entendi como se faz um fluxo de caixa de verdade.

Dividido em sete capítulos, o livro traz ainda depoimentos de grandes personalidades da propagada brasileira, como Roberto Justus, Júlio Ribeiro, Silvio Santos e Christina Carvalho. E se você ainda não se convenceu de que o livro é bom, aí vai uma frase do livro na página 54: "As agências de propaganda e publicidade estão com os seus dias contatos." Entenda o porquê lendo este grande trabalho de Marcélia Lupetti, e se possível, não deixe de usar o filtro solar.
Itálico::
ADMINISTRAÇÃO EM PUBLICIDADE - A Verdadeira Alma do Negócio - 2ª Ed.

Autora: Marcélia Lupetti
Categoria: Marketing e Comunicação
Editora: Cengage Learning
Blog da editora
232 Páginas

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
:: Clique aqui para comprar.
Image and video hosting by TinyPic

2 comentários:

Vitor disse...

Esse é um livro que eu realmente quero e preciso ler. Pelo que eu sei do livro, ele consegue reunir muitos conceitos de publicidade, junto com conceitos da administração. Leitura mais que recomendada, obrigatória. Parabéns pelo blog.

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Melissa.