sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Leitura recomendada | Marketing Esportivo

O título desta categoria de posts é "leitura recomendada", mas depois de ler Marketing Esportivo estou pensando seriamente em mudar para "leitura altamente recomendada". Não é exagero. O livro das autoras Melissa Johnson Morgan e Jane Summers mergulha no universo esportivo contemporâneo e apresenta uma abordagem absurdamente pertinente para qualquer profissional de comunicação. Não deixe de ler sob hipótese alguma, afinal de contas, o consumo esportivo tornou-se uma das funções de lazer mais difundidas da sociedade moderna. Ele invade todos os aspectos da vida humana e possui apelo mundial. Em outras palavras, o esporte não apenas funciona como parte de uma cultura, mas também contribui para moldá-la.

É até difícil transmitir num texto curto a real importância do esporte para algumas empresas, não há limites para os tipos de organizações que se envolvem no esporte como parte de sua estratégia de marketing. Quer um exemplo? A Lego. Uma empresa dinamarquesa de brinquedos que se juntou à tendência do marketing esportivo ao assinar um acordo com a Major League Soccer para lançar uma nova linha de produtos temáticos sobre o futebol.

Voltando ao livro, um dos pontos que mais me chamou a atenção é o fato do produto esportivo ser altamente incontrolável - as pessoas adoram seus times favoritos e sentem-se pessoalmente ofendidas se a cobertura televisiva de seus times e de seu jogo favorito for alterada. Trata-se de um produto inconsistente e imprevisível, tornando-o atraente para muitas pessoas, porém, seu marketing fica muito mais difícil. Outros fatores interessantes na obra de Morgan e Summers são as previsões referentes ao futuro do esporte mundial. Hoje, os estádios modernos são obrigados a competir com o padrão de conforto e conveniência das salas de estar.

A pesquisa também é apresentada com todo o cuidado que ela merece, sendo abordada dentro de um capítulo inteiro do livro. Vale lembrar que decisões desinformadas e suposições são praticamente a mesma coisa, e não se pode sobreviver em uma indústria tão competitiva, como a do esporte, sem o benefício de uma pesquisa de marketing confiável. Ou seja, decisões bem-sucedidas no marketing esportivo baseiam-se em boas informações. Outro ponto importante é o patrocínio, que tem a capacidade de fazer coisas que a publicidade não faz. O patrocínio esportivo permite aos profissionais de marketing recorrer à emoção e alcançar clientes como nenhum outro elemento. Não por acaso este é o terceiro maior meio de publicidade no mundo, atrás apenas da imprensa e da televisão. É um erro comprá-lo como propaganda.

E para finalizar, deve-se ter ciência de que o produto esportivo está se tornando cada vez mais complexo e diversificado, e no que tange a decisões de marketing estratégico, é sensivelmente diferenciado dos demais produtos graças a uma série incontável de fatores. Marketing Esportivo é um material completo e altamente recomendado.
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MARKETING ESPORTIVO
Autoras:
Melissa Johnson Morgan e Jane Summers
Categoria:
Marketing e Comunicação
Editora: Cengage Learning
Blog da editora
426 Páginas

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1 comentários:

Anônimo disse...

Esse livro é péssimo. Trata 90% do tempo sobre esportes que não estão nem entre os 10 mais praticados no mundo (rúgbi union? fala sério). Sem contar que as autoras são completas desinformadas sobre esportes em geral, tendo a visão completamente fechada para a Austrália e Nova Zelândia (todos os esportes abordados profundamente no livro são toscos e só fazem sucesso nesses 2 países. Leitura horrível, livro feito para doação.